Cerveja

Cervejóide #90: Milho, Coca, Centro Histórico e muito mais…

02 JUN
2015
Comente!

O Cervejóide é o espaço sobre cerveja artesanal no Factóide. Noticias, polêmicas, lançamentos, harmonizações, degustações e sugestões de leituras passam por aqui (quase) semanalmente, (geralmente) as terças.

Para ler outras edições, clique aqui.

- A Guerra do Milho

Era um sábado tranquilo até o José Felipe Carneiro da Wäls postar uma foto no Instagram e declarar que irá produzir uma IPA que levará milho na receita (na forma de High Maltose) e o lado cervejeiro da internet explodiu.

@josefelipepcarneiro

O milho se tornou o ícone das cervejas de massa e por isso se tornou alvo de ironia e até ódio de entusiastas e entendedores de cerveja.

Por aqui, a relação com o milho é bem resolvida, já que ele não é usado apenas nas cervejas massificadas. A relação com as lagers estilo pilsen também vai bem, já que não crio caso para tomar algumas eventualmente. Isso é algo que você lê no Cervejóide faz tempo.

- Cerveza de Coca

Enquanto uns discutiam o milho, tomei coragem de experimentar um belo presente: uma cerveja peruana com adição de folhas de coca.

Mais uma vez fica o agradecimento à Ana Gabriella pelo Smart Drink alcançado.

Minhas impressões?

Muito diferente. Aroma de fruta madura (carambola?), sabor lembra uma sour leve (contaminação?), álcool imperceptível (conferi a garrafa para confirmar que havia álcool mesmo). Drinkability baixa mas interessante.

Experimentei no domingo, naquele período bem letárgico pois o almoço. Confesso que senti uma levíssima euforia e fiquei um pouco mais desperto (algo como se tivesse tomado um energético, mas não tão potente).

- Benedita na linha de frente pelo centro histórico

Na semana da chegada do segundo lote da cerveja Benedita, foi organizada uma ação no Gran Bazar da Praça da Mandioca. Onde já havia ocorrido um dos lançamentos da cerveja em fevereiro (foi o mais legal pelo lugar e pelo fato que a maioria do publico estava conhecendo as artesanais).

benedita gran bazar

 

Infelizmente o boteco da Benedita foi embargado, com direito a desligamento do som e tudo mais. Em uma ação prejudicial ao centro histórico de Cuiabá, que é reiteradamente sabotado pelas politicas publicas que não trabalham de maneira efetiva para sua revitalização e também à população cuiabana que fica mais carente de boas opções.

Para saber mais sobre os acontecimento, clique aqui.

- Boas Leituras

Cervejas nacionais e culinária brasileira.

Melhores fotos da Confraria On-line do GRCE.

Os diferentes tipos de cerveja de trigo.

Marcussi avalia as três Petroleum BA da DUM.

Marcio Beck e a questão do milho.

Paste Magazine indica 8 cervejas brasileiras.

- HarmonizaSOM

No som, Tame Impala em versão muppet. No copo uma cerveja surpreendente, Branca de Brett, que parece ter de tudo um pouco (boa lupulagem, um toque de brett e ser uma cerveja de trigo).

Imagem de Amostra do You Tube

- Cerva da Semana

Demorei para experimentar e se tornou uma grata surpresa da Wensky. A leve acidez da Malina me conquistou.

Publicado em Cerveja por às 10:19
com as tags , , , , , , , , , , , , ,
Espalhe a palavra:
AddThis Delicious Facebook Google Buzz MySpace Orkut Posterous Tumblr Twitter

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /home/factoide/public_html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044