Cerveja

Cervejóide #65: Cervejas Premiadas, um relançamento inusitado, novidades e mais

07 OUT
2014
2 Comentários

Dose semanal de informações cervejeiras.

- Os vencedores do GABF

Como adiantei na semana passada aconteceu o Great American Beer Festival e no sábado eles liberaram a lista de cervejas medalhistas desse ano, como sempre algumas novidades e algumas poucas conhecidas, como a Founders Porter (que ainda pode ser achada no Brasil), que levou  medalha de prata ou a Green Flash Le Freak, que ganhou um bronze.

vencedoras-gabf-2014

O Beervana repercutiu que 5 estados levaram metade das medalhas, são eles California, Colorado, Oregon, Texas e Pensilvânia.

- O retorno de raridades do concurso Mestre Cervejeiro

Muitos já ouviram falar em São Sebá e Dama do Lago, cervejas vencedoras do concurso mestre cervejeiro provido pela Eisenbahn.

A grande surpresa do sábado aconteceu quando o Leandro Besada (conhecido pelo seu instagram @besadabeer) tirou uma foto do kit em um supermercado em São Paulo e a imagem se espalhou pela internet (o que gerou até uma certa confusão).

mestre-cervejeiro-kit-eisenbahn

 

As três cervejas antigas, além da citada há a Joinville Porter, estão fora das prateleiras há muitos anos e uma geração de apreciadores das artesanais nunca teve a oportunidade de experimentar (me incluo).

Chamou atenção o fato de que a Brasil Kirin, detentora da marca entre outras, tão afeita a super eventos para qualquer lançamento, não fez uma festa de honra para seu ação mais relevante nos últimos anos.

Por enquanto, a caixa está a venda somente em supermercados, no estado de São Paulo, há possibilidade dela ser comercializada no site da Eisenbahn.

Update: O Fabrício Santos aka FullPintBR contou no Facebook que o lançamento do kit deverá acontecer no dia 14 de outubro, na mesma festa onde o  nome do vencedor da edição 2014 do concurso Mestre Cervejeiro será divulgado.

A foto é do Daniel Calasans, do Birrinhas.

- Mikkeller para o Brasil

Foram divulgadas as artes da série Brewed for Brazil da Mikkeller.

mikkeller-brewed-for-brazil

 

A série foi anunciada em junho, quando disseram que seriam seis estilos (IPA e Witbier entre eles) feitos em grandes quantidades, que proporcionariam uma garrafa que custasse em torno de 20 reais (mais informações aqui).

- Mini vertical

Momento ostentação: No último fim de semana tive a oportunidade de experimentar as tão faladas KBS da Founders. Trata-se de uma versão da ótima Breakfast Stout envelhecida em barril de carvalho que já abrigou bourbon.

Com alguns amigos, consegui quatro garrafas dos anos 2011 a 2014. Tomei apenas as duas mais recentes.

Na versão 2014, o lado apimentado da Breakfast Stout aparece com força enquanto o barril é tímido. Na de 2013, a coisa melhora com a atenuação da pimenta, o que deixa a cerveja mais elegante.

Veredito? Esperava mais, trata-se de uma ótima cerveja, mas ela empalidece se comparada com a maior referência na forma da Bourbon County Brand Stout.

Outra questão interessante é a dificuldade de confirmar o ano de engarrafamento da KBS, há uma marca no gargalo, mas ela sai facilmente e geralmente só é vista com a garrafa vazia. Confirmei a 2014 assim.

Já a 2013 é apenas uma suposição, pois há certas mudanças na diagramação do rótulo (olhe no texto acima do código de barras) e também foi mudado o rótulo de “Stout” para “Flavoured Stout”, as outras garrafas que tenho tem grafada somente a primeira opção.

- Boas Leituras

O All Beers falou que ainda vão rolar umas Founders do ultimo contêiner no Brasil. A cervejaria americana informou ao blog em Setembro que não mandará mais cerveja para o Brasil.

Infográfico de harmonização de queijos com cerveja.

Kit da ultima temporada de Breaking Bad terá cerveja especialmente feita para tal item. 

Review das cervejas Duff em Orlando.

Novas cerveja colaborativas no Brasil.

25 lugares para o cervejeiro conhecer antes de morrer.

- HarmonizaSOM

Música clássica do Pet Shop Boys (que toca em Cuiabá esse mês) com cerveja Clássica (por enquanto só no nome), a ótima versão tropical da saison Classic da Stillwater. A manga não aparece (não vejo isso realmente como um problema) e o lúpulo é bem assertivo.

Imagem de Amostra do You Tube

- Cerva da Semana

Mais ostentação, tive oportunidade e experimentar a Double DBA, de 2012. Uma american strong ale com lúpulo potente (mas atenuado no ponto) que faz jus ao strong no nome. Vale lembrar que ela saiu de linha, a DBA ainda existe. Dizem as lendas que serve muito bem para cozinhar com carne de panela…

Publicado em Cerveja por às 11:00
com as tags , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Espalhe a palavra:
AddThis Delicious Facebook Google Buzz MySpace Orkut Posterous Tumblr Twitter

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /home/factoide/public_html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044