Cerveja

Cervejóide #23: Confraria Avançada, o Tumblr do Cervejóide, #Cervadasemana e mais

11 JUN
2013
Comente!

Passado o dia da cerveja brasileira, de volta a programação “normal”.

- Degustação ESG

No último sábado, aconteceu um evento muito especial em Cuiabá, a primeira degustação “avançada” do Empório Serra Grande. Coloquei aspas na avançada, por que foi mais um aprendizado do que um momento para grandes connoseurs, apesar de não ter havido iniciantes.

Um line up de ótimas brejas a Svea IPA, da Struise, as Nøgne Ø Two Captains e Tiger Tripel e a Southern Tier Iniquity.

degustacao-serra-grande

Para avaliação das cervejas, uma verdadeira aula sobre a cédula de concurso do BJCP foi dada pelo Elvio Resende (você sabe o que é drupa? E qual seu aroma?) além da leitura das Guias de Definição de Estilo das cervejas apreciadas.

- Existe alguma cerveja dentro da Lei de Pureza Alemã?

O Volta ao mundo em 700 Cervejas trouxe um texto polêmico de Anderson Soares do Santos onde se levanta a questão do respeito à Reinheitsgebot.

Um dos pontos da discussão seria que no texto original não há menção sobre as leveduras e a inoculação das mesmas seria uma afronta a Lei.

Nessas horas, o Facebook ferve.

- Cervejóide, o Tumblr

Há algum tempo estava com vontade de fazer algo mais sobre cerveja. Pensei e transformar o Cervejóide em um blog próprio, mas seria muito trampo.

tumblr-factoide

A solução apareceu em um spin off, um Tumblr onde coloco as impressões sobre as cervejas provadas. Não uma avaliação sobre a cerveja (existem muitas mais gabaritadas por ai), mas sim impressões e fun facts.

Leia o “novo” Cervejóide aqui.

- India Session Ales e suas polêmicas

Session é um termo que os estadunidenses usam para cervejas com graduação alcoolica menor (geralmente orbitando os ABVs de uma American Adjunct Lager, ou seja, da cerveja que se encontra em qualquer boteco), boas para serem tomadas em grande quantidade.


As Sessions IPA, ou India Session Ales, como mencionadas no texto do Zytophile são session ales carregadas no lúpulo, tudo o que o Homer Simpson do século XXI precisa.

Para o Zyto, as ISAs são nada mais do que IPAs Inglesas. Pelo sim ou pelo não, acho a ideia interessante (só falta session ales acessíveis a grande quantidade no Brasil).

- Um Copo e duas Cervejas

Para amantes de misturas cervejeiras. Via Tasting Nitch.

 

- Transforme seu cervejão em uma artesanal

Acredite se quiser, um aditivo cheio de lúpulo para turbinar aquele suco de milho:

Será? Mais aqui.

- Beerpouch

Mais bizarrice, um novo meio de transportar e consumir cerveja.

Mais informações aqui.

- Harmonização musical

Se você nos lê, sabe a Bravo é uma das preferidas da casa, no último final de semana a saboreei ao som de várias do Bob Dylan, no Hookerz Beer Club em Cuiabá. Essas não tocaram, mas são minhas favoritas do menestrel: Changing of the Guard e Hurricane.

Imagem de Amostra do You Tube
Imagem de Amostra do You Tube

- #CervadaSemana

O belo rótulo e sabor lupulado da Double Vienna da Morada marcou minhas comemorações atrasadas do Dia da Cerveja Brasileira!

Publicado em Cerveja por às 11:00
com as tags , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Espalhe a palavra:
AddThis Delicious Facebook Google Buzz MySpace Orkut Posterous Tumblr Twitter

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /home/factoide/public_html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044