Cerveja

Cevejóide #89: Estilos brasileiros, Medalhas e muito mais…

26 MAI
2015
Comente!

O Cervejóide é o espaço sobre cerveja artesanal no Factóide. Noticias, polêmicas, lançamentos, harmonizações, degustações e sugestões de leituras passam por aqui (quase) semanalmente, (geralmente) as terças.

Para ler outras edições, clique aqui.

- Estilos Brasileiros

Para minha primeira contribuição para o grupo de discussão cervejeira “Discutindo Cerveja”, discorri um pouco sobre implicações do Apêndice B do BJCP 2015 que trata do estilos locais. Adaptei meu texto para vocês poderem dar uma opinião.

O tal apêndice tem apenas três estilos, um italiano e dois argentinos, o que causou algumas reclamações em vários locais da internet.

O Apêndice B nada mais é que uma sugestões de membros do BJCP não estadunidenses para refletir estilos importantes em seus países. Tais estilos não são validados pelo BJCP por isso foram relegados a um apêndice. Se juízes e homebrewers brasileiros tivessem sugerido algum estilo local para a organização, provavelmente haveria sua inclusão.

As questões na verdade seriam: Existe algum estilo brasileiro? O que de marcante a cerveja brasileira apresenta para o mundo?

O Brasil pode oferecer muito. Quando um estrangeiro desembarca por aqui, uma gama de sabores únicos pode ser oferecida:

- Cervejas defumadas: O ponto alto da “nossa” releitura da escola alemã, o Brasil tem belos exemplares de smoked beers, destacaria a Franconian Rhapsody e (apesar de ter um estilo próprio) a Gratzer da Bodebrown (anseio por beber uma grande quantidade desta).

- Hop Lagers: Lagers (nem sempre totalmente sem graça) também estão no DNA nacional, e em havido resultados interessantes de cervejas leves com lúpulo assertivo, como a Dama 2014. As Double Vienna lagers poderiam estar aqui também.

- Cervejas com Fruta: Sempre há alguém disposto a adicionar uma fruta (parece que quanto mais exótica melhor) em uma cerveja brasileira. Entretanto, arrisco em dizer que apenas uma minoria consegue resultado satisfatório. Mas suspeito que veremos cada vez mais cervejas assim, principalmente Saisons, cuja definição do BA diz que pode conter outros ingredientes (fruta é apenas um deles).

- Envelhecidas em Barril: Amburana já é uma estrela, apesar das minhas preferidas já estarem no mercado há um bom tempo (Bravo e Way Amburana). A DUM descortinou a possibilidade de usar a castanheira e existe a possibilidade de usar o Pau Santo, que existe em MT e MS, utilizado em uma grande cerveja da Dogfish Head, a Palo Santo Marron.

- Black IPA: Finalmente, apesar de não haver um componente bem brasileiro, parece que nossos cervejeiros pegaram gosto pelas India Black Ales. Existe uma série de ótimas versões no mercado.

Mais informações sobre o BJCP 2015 aqui e aqui.

- Medalhas da South Beer Cup

A edição 2015 da South Beer Cup trouxe uma grande leva de medalhas para o Brasil. A boa notícia para o Mato Grosso foi que a Kessbier, de Nova Mutum, ganhou uma medalha de Bronze com sua Marzen (que já havia sido medalhista em Blumenau).

resultado south beer cup 2015

- Confraria das Melhores Cervejas do GRCE

Recentemente o Grupo Rock e Cerveja Especial fez uma eleição para definir um top 10 cervejas. Os resultados estão aqui.

top10rockday banner

 

Quem quiser participar, basta tomar uma das escolhidas e postar uma foto no instagram com a hastag #Top10RockDay.

- Nos Destemperados

Na semana passada escrevi uma lista de sugestões cervejeiras para os Destemperados, onde escrevo como foodhunter desde 2012.

Leia (caso não conheça, recomendo muito os textos), para a matéria clique aqui.

- Boas Leituras

Ranking das Cervejas Premiadas da BeerArt pode virar livro através de crowdfunding.

Sobre a definição de cerveja artesanal.

Sobre a compra da inglesa Meantime pela SAB Miller.

8 lançamentos nacionais.

- HarmonizaSOM

No som, Bo Rocha com Angel Eyes. No copo, Labyrinth uma Barrel Aged Quadruple Black Ale da Uinta.

Imagem de Amostra do You Tube

- Cerva da Semana

Seguindo a vibe mala amiga da HarmonizaSOM, uma das surpresas dos últimos tempos foi a High West-ified Imperial Coffee Stout da Lagunitas Brewing Company. Uma BA Imperial Stout de muito respeito, não tão difícil de encontrar (nos EUA), e que vale muito ser provada.

Publicado em Cerveja por às 07:00
com as tags , , , , , , , , , , , ,
Espalhe a palavra:
AddThis Delicious Facebook Google Buzz MySpace Orkut Posterous Tumblr Twitter