Literatura, Melhores do Ano

Factóide apresenta: Melhores livros de 2014

17 DEZ
2014
Comente!

MELHORES-LIVROS-2014

O melhor do fim do ano é rememorar o que fizemos de bom durante o período que passou e no meio de tudo isso, selecionar os cinco melhores livros do ano é uma atividade prazerosa (só perde para a série de músicas do ano na minha opinião).

Vale lembrar que é um ranking baseado em minhas leituras e não nos lançamentos editoriais do ano.

Começo pelas menções honrosas: The Complete Beer Course: Boot Camp for Beer Geeks: From Novice to Expert in Twelve Tasting Classes, de Joshua M. Bernstein.; Paris, de Airton Ortiz; e Tática Mente do PVC.

5 – Os Números do Jogo: Por que tudo que você sabe sobre futebol está errado – Chris Anderson & David Sally

Ê 7×1.

Há muito queria um moneyball ou um freakonomics sobre futebol, não posso dizer que é exatamente esse livro, pois ao contrário dele acredito que exista um fio da meada que pode resolver “todo o problema”. Mas trata-se de um ótimo livro sobre analise estatística e futebol.

4 – Viaje na Viagem: Auto-Ajuda Para Turistas – Ricardo Freire

Um livro de 1998 (que tem dicas para reservar hotéis com auxilio de aparelhos de fax), com auto ajuda no subtitulo (se tem uma coisa que geralmente não gosto são livros de “auto ajuda”), fez o que para merecer está nessa lista?

Apertou o botão da minha Wanderlust. Por mais que muita coisa já tenha ficado obsoleta, o essencial desse livro ajuda a pensar e aproveitar uma viagem e atiça de uma maneira muito legal a vontade de viajar.

3 – A Mesa do Mestre-cervejeiro: Descobrindo os Prazeres das Cervejas e das Comidas Verdadeiras – Garrett Oliver

O Bootcamp for Beer Geeks deveria ter a cota cervejeira desse ranking por que se trata de um livro muito legal e amplo, mas o livro de Garret Oliver desconstruiu muito dos meus pontos de vistas sobre cerveja e a sua harmonização com comida.

Isso me valeu muito durante o ano e é algo que ainda está apenas no começo.

2 – Pavões Misteriosos: 1973-1984 A explosão da música pop no Brasil -
André Barcinski


Trata de um livro que é importante como livro, cheio de ótimas histórias, mas Pavões Misteriosos serviu de combustível para ouvir mais sons do período. Livro que não desqualifica a música pop.

Por muito pouco não foi o livro do ano, mas já me fez estar lendo e ouvindo mais sobre essa época.

1 – Cheguei Bem A Tempo De Ver O Palco Desabar: 50 causos e memórias do rock brasileiro ( 1993 – 2008) – Ricardo Alexandre

Esse é um livro muito especial, meio continuação do ótimo Dias de Luta, só que o ponto de vista mudou, já que Ricardo Alexandre era apenas um fã no primeiro e no segundo livro ele conta histórias que vivenciou quando já trabalhava no mercado musical nacional.

Mas mais do que isso, o livro do ano retratou uma história que é parte da minha vida e da formação do meu caráter que foi formado ao som de Raimundos, Planet Hemp entre outras bandas. Sou suspeito, mas sou convicto que o rock nacional se da turma dos anos 90 é superior ao ótimo momento vivido nos anos 80.

PS: Se quiser saber quais foram os melhores livros dos outros anos (já que essas listas antigas são ótimas para boas dicas), veja: 2013, 2012, 2011, 2010, 2009 e 2008.

PPS: Leia todos a série de posts com o que aconteceu de melhor em 2014.

Publicado em Literatura, Melhores do Ano por às 06:17
com as tags , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Espalhe a palavra:
AddThis Delicious Facebook Google Buzz MySpace Orkut Posterous Tumblr Twitter