Aleatoriedades, Literatura

Orson Scott Card no meu whatsapp

27 OUT
2014
2 Comentários

oradordosmortos

 

Logo após a confirmação matemática do resultado das eleições do segundo turno, começaram os memes. E me chamou uma citação atribuída a Orson Scott Card.

scott card

 

Conheci a obra de Scott Card há alguns anos, graças a uma edição de Ender’s Game (Jogo do Exterminador) que ganhei do meu amigo Elton Fior.

O livro é seguido por duas outras obras importantes, Orador dos Mortos e Xenocídio onde através da ficção cientifica, Scott Card constrói uma ode de amor ao próximo e de entendimento a quem é diferente.

Em uma dessas edições posteriores, o autor escreveu uma mensagem aos seus leitores brasileiros relatando que já estivera no Brasil como missionário de sua igreja (ele é mormon) e teve uma visão diferente de muitos estrangeiros por ter conhecido cidades interioranas longe dos pontos turísticos.

Gostava muito do autor pelo pouco que conhecia, mas com o advento da versão cinematográfica de Ender’s Game, pesquisei mais e conheci outro Scott Card, famoso por suas posições homofóbicas, que inclusive chegou a ser acusado de relacionar o homossexualismo com pedofilia.

A admiração para com o autor não existe mais, mas como as suas opiniões contradizem seus escritos do começo da carreira, fico com os livros que não espelham seu pensamento preconceituoso. Muito pelo contrário.

Ele também é critico costumas de Barack Obama, apesar de se declarar democrata, e já escreveu um ensaio ficcional onde Obama optaria por permanecer no poder contra o que determina a constituição americana.

Como muitos, estou chateado com o resultado das eleições, muito mais pela permanência do PT no poder do que pela não eleição do Aécio.

Espero que a oposição brasileira saiba construir um candidato com propostas novas e animo para promover mudanças verdadeiras.

Encerro com outra citação de Scott Card:

“No momento em que eu verdadeiramente conheço meu inimigo, bem o bastante para derrotá-lo, nesse exato momento, eu passo a amá-lo.”

PS: A imagem que ilustra o texto é de Vagner Vargas e ilustrou a capa da edição brasileira de Orador dos Mortos.

Publicado em Aleatoriedades, Literatura por às 08:36
com as tags , , , , , , , ,
Espalhe a palavra:
AddThis Delicious Facebook Google Buzz MySpace Orkut Posterous Tumblr Twitter